31/05/2016
Programa de apoio ao exportador quer atender 140 empresas capixabas

A partir desta semana estarão abertas as inscrições para as empresas capixabas que quiserem participar do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex/ES). O programa é uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e busca qualificar e incrementar a competitividade das indústrias exportadoras do país.

No Espírito Santo, o projeto é direcionado pela Secretaria de Desenvolvimento do Estado (Sedes) e tem como membro do comitê algumas entidades, entre elas o Sindiex. O objetivo é atender 140 empresas capixabas, oferecendo um diagnóstico gratuito e apresentando soluções a fim de impactar sobre seu desempenho competitivo. As medidas vão desde auxílio na implementação de melhorias até a capacitação, interação e cooperação entre empresas.

“O Peiex, numa metodologia de resultado, forma uma equipe qualificada que analisa os diversos procedimentos existentes na empresa que quer exportar, faz um diagnóstico e aponta as possíveis correções. Em seguida acompanha as modificações necessárias para que a empresa fique pronta”, explica Francisco Ramaldes, coordenador do Peiex-ES e gerente de Arranjos Produtivos da Sedes. Ele destaca, ainda, que o projeto pode atender micro ou grande empresa, produto ou serviço exportável e não tem custo para o empresário.

Os interessados devem solicitar uma visita da equipe técnica do Núcleo Operacional mais próximo e preencher a ficha de inscrição (clique aqui - Encaminhar para o e-mail sindiex@sindiex.org.br). O empresário deve estar disponível para verificações de procedimentos e controles existentes em todas as áreas da empresa e para entrevistas com os técnicos. Também é fundamental que participem dos encontros de capacitação para melhoria de gestão de processos e produtos.

Desde 2008, quando o programa começou a ser implantado no Brasil, o Peiex já atendeu mais de 13 mil empresas em 14 estados brasileiros. Os investimentos ultrapassam os R$ 60 milhões.