16/05/2016
``Há um vácuo de liderança em nosso país´´

O presidente do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Estado (Sindiex), Marcilio Rodrigues Machado, fez a abertura do aniversário de 24 anos da entidade e, em seu discurso, falou sobre a colaboração entre as entidades do setor de comércio exterior e o papel na liderança nos tempos atuais.

“Liderar em tempos turbulentos, como os que estamos vivenciando, não é uma tarefa fácil. Aliás, torna-se até uma redundância porque exercer liderança significa atuar em tempos de mudanças”, disse.

Machado lembrou que o Espírito Santo se destaca no cenário nacional em função da gestão pública, mas que o setor sofre há anos com problemas de infraestrutura portuária e burocracia, ocorrendo uma evasão de cargas para outros estados. O momento, segundo ele, é de união de forças entre as entidades do setor.

“O Espírito Santo se destaca no cenário nacional, pois a sua gestão pública conseguiu antecipar o ajuste fiscal e terminar 2015 com um superávit. Portanto, sou otimista, pois este exemplo a ser seguido nos mostra que temos competência para liderar em tempos de crise e acredito na força de nossas instituições. Acredito que seja um grande momento de retomada. É preciso ter ousadia e aprender a exportar produtos de maior valor agregado, além de simplificar e reduzir os impostos nas importações”, reforçou.

O presidente do Sindiex enfatizou ainda que o momento é de rever o país e olhar para o futuro vislumbrando as oportunidades decorrentes de novas narrativas que devem e precisam surgir. “Posso afirmar, com certeza, que existe um vácuo de liderança no país. No meio da crise política, a pergunta mais proclamada é: quem irá assumir o comando do país? Onde estão os líderes do amanhã? Precisamos renovar os líderes políticos, empresariais, sindicais”, disse.

Confira o discurso do presidente.