16/05/2016
Aniversário do Sindiex reúne as principais lideranças empresariais

Considerado o principal evento empresarial do Espírito Santo, o aniversário de 24 anos do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex) foi comemorado na última quarta-feira (11). A festa, no Itamaraty Hall, reuniu 400 pessoas e teve a presença das principais lideranças do Estado.

Marcilio Rodrigues Machado, presidente do Sindiex, abriu o evento às 20 horas com um discurso sobre a necessidade de ousadia para liderar em tempos turbulentos. Ele lembrou que o Espírito Santo se destaca no cenário nacional em função da gestão pública, mas que os empresários do Estado querem uma participação maior no comércio mundial.

O presidente pontuou que a evasão de cargas para outros estados, os problemas na estrutura portuária e aeroportuária e a burocracia são alguns desafios em curso, mas que o Espírito Santo precisa manter a liderança do comércio exterior.

Na opinião de Marcilio Rodrigues, é preciso ter ousadia e aprender a exportar produtos de maior valor agregado, além de simplificar e reduzir os impostos que incidem nas importações.

O momento mais emocionante da noite foi a homenagem in memoriam feita a Severiano Imperial em reconhecimento aos 14 anos de serviço e dedicação prestados ao comércio exterior, à frente do Sindiex. A viúva do ex-presidente da entidade, Maria Amália Moscon Imperial, recebeu a placa de homenagem, muito emocionada. “Acredito que ele tenha contribuído realmente para o desenvolvimento do Estado”, disse ela.

Ao lado da viúva do homenageado, Marcilio Machado contou histórias descontraídas de sua infância em Cachoeiro de Itapemirim, onde conheceu a família Imperial. “Falo com muito carinho e emoção por que Severiano Imperial era um homem de família e uma ótima liderança. Por trás de todo líder há sempre uma mulher brilhante”, concluiu, homenageando também dona Amália.

A emoção continuou com a entrega do Prêmio Sindiex de Personalidade do Comércio Exterior. Desde 2002, a cada ano, uma personalidade é homenageada, e este ano a escolhida para receber o prêmio foi a economista Marcia Bastos da Silva Murad, dona de um respeitável currículo e atual gestora executiva do Sindiex.

O vice-governador do Estado, César Colnago, representando o governador Paulo Hartung, e o assessor para assuntos internacionais do Governo do Estado, o embaixador José Carlos da Fonseca Junior, também falaram na solenidade, que terminou com um coquetel em uma área anexa ao auditório.

Galeria de Fotos: